SOBRE O MAG


Sediado em local privilegiado, dentro do Bosque dos Buritis - marco turístico da cidade - o Museu de Arte de Goiânia (MAG) foi inaugurado à 20 de outubro de 1970. Criado pela lei n º 4188, de 28 de agosto de 1969 é o primeiro museu público municipal de artes plásticas da região Centro-Oeste. O MAG constitui-se uma instituição pública de caráter permanente, sem fins lucrativos e a serviço da sociedade. Tem como objetivos reunir e preservar as obras de seu acervo, além de estimular e divulgar a produção artística visando promover o intercâmbio cultural. 
O MAG tem por finalidade formar, pesquisar, qualificar, comunicar, preservar e exibir, para fins de estudo, educação e entretenimento, um acervo museológico, bibliográfico e audiovisual, composto por obras de arte, pertencentes ao Patrimônio Cultural Artístico do Município de Goiânia, bem como incentivar a produção artística regional, em intercâmbio e integração com a produção artística nacional e internacional. É uma instituição de caráter permanente e patrimonial, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e aberta ao público. 
A sede do Museu conta com três Salas de Exposição, sendo uma delas localizada em outra sede, no SEPAC - Sala de Exposição do Palácio da Cultura - na praça Universitária que também abriga o Museu de Escultura ao Ar Livre. Contamos ainda, com a Sala Amaury Menezes reservada para as exposições do acervo e a Sala Reinaldo Barbalho para eventos e exposições. Além disso, o MAG possui setores de Intercâmbio e Exposições, Conservação e Restauração, Reserva Técnica e na área de Ação Educativa, oficinas de artes plásticas e Biblioteca Especializada. 
Atualmente, o acervo do MAG é composto por 850 obras entre as categorias de desenho, pintura, escultura, objetos e gravura. O MAG, durante seus 38 anos de existência realizou 3000 eventos, entre exposições, cursos, palestras, recitais, lançamentos de livros, entre outros.
O público alvo do MAG é constituído por pesquisadores, estudantes, turistas, professores e a comunidade em geral, atendendo aproximadamente 25.000 usuários, estimativa anual (exceto em exposições de grande porte, que alcança média de 50.000 usuários).